terça-feira, 27 de maio de 2014

Plantas boas para se ter em casa

Algumas espécies de plantas muito boas para se ter em casa
.
Hortelã (Mentha piperita) – Tem efeito refrescante das vias digestivas, é estomáquica, antiespamódica, analgésica e deve ser usada nos casos de indigestão, intolerância alimentar, cólicas instestinais e uterina e como vermífugo. Uma boa opção é o chá para auxiliar a digestão.
Erva cidreira( Melissa officinalis) – Seu chá pode ser usado para aliviar tensões, ansiedade e irritabilidade, e também         problemas digestivos.
Folhas de goiabaeira ( Psidium poniferum) – Auxilia na formação do bolo fecal drenando as fezes do seu excesso de água, sendo assim um poderoso antidiarreico.
Novalgina da horta (Coferana brasiliense) – Ajuda a diminuir os espasmos e dores de cabeça. Deve ser tomada crua batida com leite.
Quebra-pedra( Costus spicatus) – Seu chá duas vezes ao dia auxilia o fluxo de urina bem como a eliminação das areias e depositos que possam ter.
Abacateiro (Laurus persea) – É uma planta diurética e ajuda a eliminar a retenção liquida.
Boldo do Chile (Pneumus boldus) – É uma arvore chilena e atua sobre a produção e aumento da bílis, com isso melhorando os quadros de enxaqueca biliar. É usada na forma de extrato e chá. Em casos de aumento dos níveis de triglicerídeos é recomendado o uso desta planta fresca batida no liquidificador com leite.
Romã ( Punica granado) – É um ótimo  antiinflamatório e cicatrizante, bom para crises de amigdalite freqüentes. A parte á ser usada e a casca (epicarpo).
Fonte: Pharmacia Caseira


2 comentários:

  1. Gostei do seu blog, Elisangela. É muito bom ficar sabendo dessas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal A.J. Seja sempre bemvindo, logo logo postarei mais...Abraços

    ResponderExcluir